O Método

O método

Você já estudou música brincando?

Idealizada pelo Maestro e Educador Musical Di Souza, nosso método de ensino vem dos três principais espaços por onde transitou: a rua, onde foi figura singular no ressurgimento do Carnaval de rua da cidade; os projetos sociais, onde cresceu e ajudou outros a também crescerem; e a universidade, onde se aprimorou.
Dessa rica soma de experiências nasceu a Percussão Circular, um movimento,  uma proposta de formação que tem a prática em conjunto como principal ferramenta pedagógica. Durante os encontros os participantes vivenciam a cultura musical popular utilizando o amplo acervo de instrumentos da escola, desaguando numa experiência de musicalização libertadora e prazerosa.
Tendo a alegria como ponto de partida o movimento alternativo de Percussão Popular, através de aulas semanais de musicalização e percussão, propõe um encontro lúdico, rico e prazeroso com a experiência musical, através da prática em conjunto.  
Os encontros, que também de caráter terapêutico, no sentido do autoconhecimento e transformação pessoal, são abertos a profissionais e amadores, e têm como objetivo paralelo preparar os participantes para ingressarem com qualidade na bateria dos Blocos de Carnaval de Belo Horizonte, onde Di Souza possui uma participação singular e histórica no movimento.
Por meio do conceito PIM (Prazer Imediato Motivador), os participantes têm a rica experiência de ter contato com o instrumento desde o primeiro encontro. Os materiais didáticos formais, como as partituras, são adaptados a uma linguagem acessível e trabalhados como ferramenta complementar e não como base fundamental do aprendizado, sempre respeitando o ser humano em suas individualidades, gostos e percepção musical prévia.
A cada semestre, os alunos aprendem a contextualização histórica sobre um gênero musical diferente.  As aulas acontecem sempre em círculo e por meio de brincadeiras são estimuladas as potencialidades da mente e do corpo, como coordenação motora, ritmo e concentração. Além disso, os participantes aprendem na prática e com técnica a tocarem os instrumentos de percussão que compõe o tema musical estudado, sempre fazendo rodízio entre todos – daí o nome: Percussão Circular.